|
B-on
A b-on - biblioteca do conhecimento online - disponibiliza acesso ilimitado e permanente ao texto integral de milhares de publicações periódicas científicas e ebooks online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos. É uma referência no acesso à informação científica internacional.
|
EBSCO - CINAHL Complete
Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature – é a base de dados mais abrangente de publicações periódicas de enfermagem em texto integral. Contém mais de 5.500 revistas indexadas e mais de 1.300 revistas em texto integral.
|
EBSCO - eBook Nursing Collection
Colecção com mais de 600 e-books de referência para profissionais e estudantes de enfermagem. Inclui guias clínicos, manuais de prática baseada em evidência e manuais práticos de especialidades de enfermagem.
|
PubMed
Recurso gratuito desenvolvido e mantido pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI) dos EUA, compreende mais de 30 milhões de citações para literatura biomédica, da MEDLINE, publicações periódicas na área das ciências da vida e livros online. As citações e resumos abrangem as áreas da biomedicina e da saúde, cobrindo parcialmente as ciências do comportamento, ciências químicas e bioengenharia. Permite a criação de conta pessoal gratuita, através da qual é possível criar alertas de pesquisa, colecções, bibliografias, entre outras funcionalidades.
|
ScienceDirect
ScienceDirect proporciona acesso a milhões de conteúdos de publicações periódicas académicas e e-books. As publicações periódicas estão agrupadas em quatro áreas principais: Ciências Físicas e Engenharia, Ciências da Vida, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas. Os resumos dos artigos estão disponíveis gratuitamente, mas o acesso ao texto integral (PDF, HTML) é feito via b-on.
|
LILACS
Base de dados especializada na área da saúde, com literatura científica e técnica de 26 países da América Latina e do Caribe, de acesso livre e gratuito. Contém cerca de 900 mil registos de artigos de revistas com revisão por pares, teses e dissertações, documentos governamentais, de congressos e livros. Cerca de 480 mil registos estão disponíveis com link para o texto integral em acesso aberto.
|
PEDro
Base de dados de fisioterapia baseada em evidência, gratuita. Contém mais de 45.000 estudos, revisões sistemáticas e directrizes para a prática clínica, em fisioterapia. Fornece detalhes de citações, resumos e links para texto integral sempre que possível. Todos os ensaios são avaliados de forma independente. Concebida pelo Instituto de Saúde Musculoesquelética da Escola de Saúde Pública da Universidade de Sydney, está hospedada na Neuroscience Research Australia (NeuRA).
|
Latindex
Recurso que resulta da cooperação de uma rede de instituições que trabalha de forma coordenada para reunir e disseminar informação sobre as publicações periódicas produzidas na América Latina. Inclui periódicos científicos, técnico-profissionais e de investigação científica e cultural, publicados na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.
Abrange todas as disciplinas classificadas em grandes grupos com Artes e Humanidades, Ciências Agrárias, Ciências da Engenharia, Ciências Exactas e Naturais, Ciências Médicas, Ciências Sociais e Multidisciplinares.
|
WHO Global Index Medicus
O Global Index Medicus (GIM) permite aceder a literatura mundial nas áreas de biomedicina e saúde pública produzida pelos (e no contexto dos) países de baixo-médio rendimento. O principal objectivo é aumentar a visibilidade e o uso desse importante conjunto de recursos. As informações são coligidas e organizadas pelas bibliotecas dos escritórios regionais da OMS numa plataforma central que permite a recuperação da informação em forma bibliográfica e/ou em texto integral.
|
MedlinePlus
MedlinePlus é um serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NLM), a maior biblioteca médica do mundo.
Tem como missão oferecer informação relevante sobre saúde e bem-estar, de alta qualidade, confiável, fácil de entender, livre de publicidade e inteiramente gratuita - em inglês e espanhol - em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo – acessível a doentes, familiares e amigos. Base de trabalho muito útil em ensinamentos de Educação para a Saúde.
|
BioMedCentral
Pioneira na publicação em acesso aberto, a BMC contém um portfólio em evolução de periódicos de elevada qualidade revistos por pares. Inclui títulos como BMC Biology e BMC Medicine, periódicos especializados como Malaria Journal e Microbiome e a BMC Series. Expande-se além da biomedicina, abrangendo disciplinas de ciências físicas, matemática e engenharia, numa única plataforma de acesso aberto. Faz parte da Springer Nature.
|
JSTOR
Biblioteca digital para académicos, investigadores e estudantes, fornece acesso a mais de 12 milhões de artigos de periódicos académicos, livros e fontes primárias em 75 disciplinas.
|
DOAJ
Directório online que fornece acesso aberto a periódicos científicos revistos por pares. Cobre todas as áreas da Ciência, Tecnologia, Medicina, Ciências Sociais e Humanidades.
|
DOAB
Base de dados de monografias científicas revistas por pares, em acesso aberto, disponibilizadas por editores académicos.
|
Health On The Net
Organização não-governamental sem fins lucrativos com relações oficiais com a OMS, que promove informação online transparente e confiável sobre saúde. Criou o código de conduta HONcode. O certificado HONcode garante a confiabilidade dos Websites que aderiram aos seus princípios obrigando-se a honrá-los e cumpri-los. (https://www.hon.ch/en/certification.html#certification)
|
Amedeo
Recurso gratuito de interesse para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde. Acesso fácil a informação relevante. Permite subscrever alertas de email semanais com listas bibliográficas sobre novas publicações científicas e oferece uma visão global da literatura médica publicada em periódicos relevantes nos 12 a 24 meses mais recentes.
|
Eurekalert
Hospeda comunicados de imprensa produzidos por universidades, editores de periódicos, centros médicos, agências governamentais, corporações e organizações de investigação científica. Os comunicados podem descrever descobertas de investigação recentemente publicadas em revistas especializadas, informar sobre inovação e aspectos sociais da ciência, além de detalhes sobre prémios e distinções, livros e reuniões científicas.
|
Web of Science
Plataforma multidisciplinar poderosa, de pesquisa em bases de dados, que permite pesquisar a partir de quase 1,7 bilhões de referências citadas em mais de 155 milhões de registos. Cobre mais de 34.000 periódicos com revisão por pares, publicados em todo o mundo, incluindo periódicos de Acesso Aberto; mais de 205.000 documentos de conferências; e mais de 104.000 livros. As bases de dados com foco no assunto incluem Medline, BIOSIS Citation Index e Zoological Record; as bases de dados com foco no tipo de documento incluem o Índice Derwent Innovations (patentes) e o Índice de Citação de Dados (conjuntos de dados e estudos de dados). As bases que destacam o conteúdo de regiões do mundo inteiro incluem o Russian Science Citation Index, o KCI Korean Journal Database e o SciELO Citation Index.
|
Journal Citation Reports
O JCR agrega as conexões significativas das citações criadas pela comunidade de investigação, através de uma variedade de dados, métricas e análises independentes dos editores das revistas científicas com mais impacto incluídas no Science Citation Index Expanded (SCIE) e no Social Sciences Citation Index (SSCI).
|
Scimago Journal Ranking
Portal que inclui os periódicos e indicadores científicos de países desenvolvidos a partir da informação contida na base de dados Scopus (Elsevier). Os indicadores podem ser usados para avaliar e analisar domínios científicos. Os periódicos podem ser comparados ou analisados separadamente, as classificações dos países também podem ser comparadas ou analisadas separadamente. Os periódicos podem ser agrupados por área de assunto (27 áreas temáticas principais), categoria de assunto (313 categorias de assunto específicas) ou por país. Os dados de citações são extraídos de mais de 34.100 títulos de mais de 5.000 editores internacionais.
|
RCAAP
O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D. Constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações em conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.
|
Índex Revistas Médicas Portuguesas
Base de dados de literatura médica e de teses médicas exclusivamente nacionais. É de acesso gratuito mas requer uma inscrição.
|
Direcção Geral da Saúde
Portal oficial da Direcção Geral da Saúde. Proporciona acesso actualizado a Normas e outros documentos técnicos, como Orientações e Circulares, que estabelecem requisitos e recomendações no sentido de melhorar a qualidade da prestação de cuidados de saúde no sistema de saúde português.
|
Observatório Europeu dos Sistemas de Saúde
Apoia e promove a elaboração de políticas de saúde baseadas em evidência, através da análise abrangente e rigorosa da dinâmica dos sistemas de saúde na Europa. Trabalha em parceria com centros de investigação, governos e organizações internacionais.
O Observatório é uma parceria organizada pela OMS/Europa, que inclui outras organizações internacionais (Comissão Europeia, Banco Mundial), governos nacionais e regionais (Áustria, Bélgica, Finlândia, Irlanda, Noruega, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e região de Veneto na Itália), outras organizações de sistemas de saúde, e instituições académicas (London School of Economics and Political Science e London School of Hygiene & Tropical Medicine).
|
BAES: Biblioteca Aberta de Ensino Superior
Biblioteca com um acervo de mais de 3000 títulos em Braille, áudio e texto integral, disponibiliza conteúdos online. Sendo uma estrutura em desenvolvimento é possível encontrar muita informação na área das Ciências Sociais e Humanas, prevendo-se o alargamento da produção nas áreas da Matemática, Música e Química, o aumento do número de títulos para as áreas existentes e a introdução de novas áreas do saber.
Os estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais podem aceder ao texto integral de colecções específicas que lhes são dirigidas, designadas pelo título genérico de colecções ALFA, autenticando-se quando para tal são solicitados pelo sistema, com as mesmas credenciais que utilizam
para o acesso à rede wireless (e-U/eduroam) das suas instituições.
|
Europeana
A Europeana trabalha com milhares de arquivos, bibliotecas e museus europeus para partilhar o património cultural, constituindo-se num espaço educativo, de prazer e numa fonte de investigação. As suas colecções oferecem acesso a mais de 50 milhões de itens digitalizados - livros, música, obras de arte e outros - com ferramentas de pesquisa e filtro sofisticadas para ajudar os utilizadores a encontrar o que procuram. As colecções temáticas especiais sobre arte, moda, música, fotografia e a Primeira Guerra Mundial contêm galerias, blogs e exposições.
|
NDLTD Networked Digital Library of Theses and Dissertations
A Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD) é uma organização internacional dedicada a promover a adopção, criação, uso, disseminação e preservação de teses e dissertações electrónicas (ETDs). Apoia a publicação electrónica e o acesso aberto com o objectivo de partilhar conhecimento em todo o mundo. Inclui recursos para administradores de universidades, bibliotecários, professores, estudantes e o público em geral. Os tópicos incluem como encontrar, criar e preservar ETDs; como configurar um programa ETD; questões legais e técnicas; e as últimas notícias e pesquisas na comunidade ETD.
|
Open Access Theses and Dissertations
Recurso que permite encontrar teses e dissertações de pós-graduação, em acesso aberto, publicadas em todo o mundo. Os metadados são provenientes de mais de 1100 faculdades, universidades e instituições de investigação. Indexa cerca de 5.117.000 teses e dissertações.
|
|
|